Como avaliar uma empresa – Valuation

Uma empresa é um equipamento produtivo que nasce com uma decisão empresarial de oferecer um bem ou um serviço à sociedade. Um empreendimento é um processo que liga a visão de um empresário (ideia) à geração de receita com a venda do objeto. Como já vimos em outras ocasiões aqui no blog, uma empresa pode, portanto, ser traduzida no valor que a mesma busca adicionar à sociedade.

Quanto mais valor os consumidores derem ao produto da empresa, mais dispostos estarão a gastar com ele uma parcela maior do seu orçamento. Isso significa um maior faturamento esperado para a empresa no futuro e, portanto, maior a rentabilidade do negócio, mantendo-se os custos constantes. E um negócio rentável será alvo do desejo de muitos investidores no mercado.

Assim, o valor de uma empresa representa o quanto o investidor estaria disposto a pagar para adquirir aquela companhia. Em teoria, esse valor representa os ativos e a capacidade de geração de caixa da empresa.

No entanto, nem sempre o valor pela capitalização de mercado representa o valor teórico da companhia. Por isso, do ponto de vista do comprador, antes de adquirir uma empresa, é importante considerar uma gama de diferentes fatores para que a tomada de decisão final seja consistente com os propósitos da operação.

O valor da empresa pode ser afetado, de forma simplificada, tanto por variáveis comportamentais (otimismo, experiência própria, informações privilegiadas etc.) quanto por aspectos associados aos fundamentos econômico-financeiros (avaliação técnica) da mesma. Abaixo, oferecemos uma introdução conceitual sobre a segunda parte.

Avaliação Técnica

A fórmula para calcular o valor de uma empresa leva em consideração: (1) todo o dinheiro que ela tem no banco, (2) o valor atribuído pelo mercado às ações ordinárias da mesma, bem como (3) o custo das dívidas pendentes, entre outras variáveis.

Para uma estimativa mais precisa deste valor, é necessário incluir também as ações preferenciais, as quais são consideradas outra forma de patrimônio (ou capital) da companhia. Os recursos disponíveis (conta corrente) também podem ser ajustados para incluir os chamados valores equivalentes de caixa, tais como contas a receber e estoques líquidos, por denotarem renda futura de prazo mais curto. Esses detalhes são importantes, assim como o montante total da sua dívida, que pode afetar significativamente o valor que um comprador poderá pagar pela empresa.

Em segundo lugar, a capitalização de mercado representa o valor total de mercado de uma empresa, obtido pela multiplicação do número total de ações remanescentes pelo preço atual de cada ação. No entanto, analisar apenas a capitalização de mercado pode se mostrar enganoso para um potencial comprador, pois o preço das ações na Bolsa de Valores pode ser afetado por uma série de fatores diferentes e não necessariamente coerentes com a teoria de precificação da companhia, que leva em conta apenas os fundamentos econômico-financeiros da empresa.

Portanto, ao avaliar o preço de compra de uma empresa, o investidor deve considerar não apenas o seu valor de mercado, mas principalmente a sua capacidade de geração de fluxo de caixa. Em publicações anteriores sobre o custo de capital (links abaixo) descrevemos como é possível encontrar o valor de uma empresa com base nos fluxos de caixa futuros e na taxa de desconto.

http://www.stokos.com.br/custo-de-capital/

http://www.stokos.com.br/custo-de-capital-de-terceiros/

 

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