Especialista dá dicas para o controle financeiro de um empreendimento

Selic em queda aumenta o apetite dos fundos pelo risco
setembro 25, 2017
Este será o legado?
Abril 27, 2018

Especialista dá dicas para o controle financeiro de um empreendimento

Vídeo: http://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/noticia/2017/12/especialista-da-dicas-para-o-controle-financeiro-de-um-empreendimento.html

Confira cinco dicas para ter controle total do caixa de uma empresa

Controlar a própria vida financeira já é difícil, imagine a de uma empresa. Pensando nisso, um especialista em finanças corporativas dá dicas para ajudar no controle financeiro de uma empresa. Confira abaixo cinco dicas do professor , especialista em finanças corporativas, para ter controle total do caixa de um empreendimento:

1ª dica – Planejamento financeiro: É com ele que a empresa tem controle de gastos, de receitas e tem ideia de quanto ganha, quanto precisa investir e o que precisa pagar. Hoje em dia é fácil fazer isso por causa da tecnologia. É possível usar uma planilha ou um software para ter controle e planejamento das ações. Isso é importante se a empresa quer crescer e se manter no mercado.

2ª dica – Capital de giro: São os recursos que a empresa precisa manter no dia a dia. Envolve fornecedor, estoques e contas a receber. É muito importante para pequenas e médias empresas.

3ª dica – Cuidados com o endividamento: O alto endividamento pode aumentar o risco da empresa e comprometer a capacidade de pagamento dela. Por isso, o pequeno empreendedor tem que ter controle do tipo de dívida que tem, do volume de dívida e das taxas de juros.

4ª dica – Margens e lucro: Há a margem bruta, relacionada ao lucro bruto, a margem operacional e a margem líquida. Com as margens, o pequeno empresário consegue ter o controle das variáveis e saber como elas afetam os lucros da empresa. Isso é importante, porque às vezes a empresa tem uma boa margem de lucro bruto, ou seja, ela não tem problema na parte de venda, mas tem uma despesa operacional muito grande. Entender as margens facilita bastante o gestor financeiro a ter controle dos resultados da empresa.

5ª dica – Planejamento estratégico: É a área que vai integrar todas as outras áreas da empresa. A área de finanças não pode ficar isolada, separada do marketing, por exemplo. As áreas precisam conversar e estar em um planejamento maior para a empresa conseguir se consolidar em longo prazo.

 

Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

//]]>