Demanda dos Aeroportos

Já está anunciado que mais dez aeroportos serão concedidos ao setor privado no 2º semestre de 2017, mas o cenário pessimista da economia tende a afugentar os investidores, mesmo diante de projetos com potencial de geração de valor. No entanto a baixa procura pode se tornar uma excelente oportunidade para investidores com visão de longo prazo.

Partindo da análise do setor aeroportuário brasileiro, avaliaremos a capacidade do aeroporto de Curitiba, que também está na lista para concessão. Os dois gráficos a seguir ilustram a evolução entre jan/2013 e maio/2017 no número de embarques e desembarques e no volume de carga e descarga para o mesmo período. Os dados indicam uma tendência de queda persistente desde 2014, o que evidencia que o setor aeroportuário também sofreu os impactos dos períodos recessivos dos últimos anos. Mesmo assim, nota-se em meados de 2016 uma estabilização dos indicadores em patamar próximo à média do cenário atual, tanto para o conjunto de aeroportos brasileiros quanto para o aeroporto de Curitiba, foco dessa avaliação.

Porém, com a estabilização dos níveis de movimento de passageiros e cargas antes dos demais, o aeroporto de Curitiba elevou sua representatividade no setor. Esse comportamento pode ser facilmente observado no gráfico seguir, em que temos a evolução da representatividade do aeroporto entre abril de 2012 e setembro de 2017.

Com o fim da recessão econômica, haverá reversão da tendência dos indicadores do setor. Com isso, aeroportos com maior vantagem competitiva, como é o caso de Curitiba, tenderão a se destacar ainda mais. Também é necessário considerar que a concessão à iniciativa privada potencializa os ganhos de eficiência que se traduzirão, num cenário de reativação da economia, em custos menores e maior atratividade desse aeroporto no mercado aeroportuário.

Ademais, também é importante destacar mais algumas evidências a favor do aeroporto de Curitiba encontradas nos dois mapas a seguir. No primeiro deles, é possível notar o espaço para expansão do aeroporto de Curitiba no setor de transporte de cargas. A espessura das linhas mostra que as ligações aéreas da cidade têm amplo potencial para expansão, principalmente quando comparadas ao complexo aeroportuário paulista. O segundo mapa, por sua vez, evidencia que o aeroporto de Curitiba já opera dentro os 20% menos custosos.Com isso temos que o aeroporto em questão indica claro potencial de expansão, além de já ser um dos mais eficientes do setor. A combinação de maior eficiência com ganhos de escala oferece elevados retornos aos investidores envolvidos e sinaliza uma excelente oportunidade aos visionários.

 

 

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